quarta-feira, 18 de setembro de 2013

DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO


INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: EU LUTO POR UM PAÍS QUE RESPEITA AS DIVERSIDADES... E VOCÊ?  


O direito à liberdade e igualdade tem sido uma luta constante do povo brasileiro. O dia da Independência do Brasil é muito mais que  um marco cívico na história do nosso país, é a comemoração das grandes conquistas da sociedade brasileira que batalha todos os dias para realmente manter a “ordem e o progresso” do nosso Brasil.
Diante disso, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus homenageou, no dia 7 de setembro, todas as conquistas obtidas a partir do esforço da nossa sociedade. Assim, as comemorações foram direcionadas à valorização das raízes culturais que formaram nossa nação e ao respeito às diversidades, uma vez que vivemos em um país democrático, onde todo cidadão tem direito a escolher a sua opção religiosa, política e cultural.
Sendo assim, a Secretaria de Educação do município de Santo Antônio de Jesus apresentou à sociedade santantoniense o resultado das discussões promovidas, em sala de aula, entre professores e alunos, pois é preciso estimular momentos constantes de reflexão a respeito dos fatos sociais e sobre a real história da formação do povo brasileiro. 
O desfile foi iniciado com a presença marcante da fanfarra da Escola Municipal Hercília Tinôco Andrade, a FAMETA, seguido de seis alas dispostas na seguinte ordem:
1ª ala com o tema de abertura "Eu luto por um país que respeita as diversidades... e você?" estavam as Escolas Municipais Ademário Francisco dos Santos e Antônio Mateus dos Santos, as quais apresentaram as diversidades culturais existentes no Brasil.















A 2ª ala representando a diversidade racial do povo brasileiro: o índio, o negro, o branco e o asiático,  mostrando que a união desses povos resultou na imensa riqueza cultural presente em nossa nação. Essa ala foi representada pela Escola Municipal Madre Rosário II.







         Baseando-se no respeito à diversidade cultural as alas seguintes representaram o direito à liberdade religiosa, representado pelos alunos da Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães,às opções musicais, ala representada pelos alunos da Escola Municipal Celestino Anísio Pimenta, à liberdade partidária representada pelos alunos da Escola Municipal Florentino Firmino de Almeida e o direito à inclusão social, ala em que desfilaram os alunos que são atendidos pelas salas multifuncionais do município. Foram momentos de bela riqueza, com a participação de alunos, professores, diretores e coordenadores das escolas municipais, bem como coordenadores e gestores da Secretaria Municipal de Educação.

 










Nenhum comentário: